quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

ALERTA

Infelizmente, se não sabemos...por vezes, passamos a saber...quem sabe, muitos de vocês, ou amigos vossos, não têm cães de grande porte.
Foi uma
torção do estômago, ou torção gástrica que aconteceu à minha menina. Ela era uma Mastim Napolitano, como poderão vêr, neste site, clicando nas fotos dos "Mastinos", são animais de grande porte. Sendo que a Ginga até era pequenina para a raça.
Deixo-vos o alerta. A Purina elenca a seguinte lista de cães susceptíveis de torção gástrica:
Dogue alemão, São Bernardo, Weimaraner, Setter Irlandês, Gordon Setter, Poodle standard, Basset Hound, doberman, Old English Sheepdog e Braco alemão de pelo curto. Li também que os cães Serra da Estrela estão incluídos.
E acrescento...NÃO ACREDITO que, pelos sintomas da minha Ginga, logo no início, não tivessem pensado em torção do estômago, lá a...baril que fazia a ecografia, é que só ía na sexta-feira, tanto assim...que foi uma luta porque eu tinha que lá estar às 18:00 impreterívelmente, por causa da Dra., que, diga-se de passagem, fez a eco e saíu de malinha com rodinhas para não se cansar...logo a seguir. E eu, sem transporte e a vêr quem podia ir connosco. O máximo que arranjei, foi estar lá às 18:30. Não podia ser. Eu não fui trabalhar dois dias e, os outros não trabalham. Ou seja, a Ginga esteve com o problema, e eu a limpar e a vê-la desfalecer, o resto de quarta-feira, quinta, sexta até às 18:00, porque lá arranjei forma de lá estar às 18:00. Depois foi tudo a correr...mete agulha na veia, entuba...etc...etc..etc...Eu li que, entre duas a doze horas, eles podem morrer...muito se aguentou ela. E lá se foram € 435,00...não os lamento. Mas se eu estivesse consciente do problema, eu arranjaria forma de ela, naquele mesmo dia fazer a ecografia.
Por isso este alerta. Quem não sabe, é como quem não vê. Qualquer coisa parecida com estes meus últimos postes sobre a Ginga, já sabem como devem agir. Acontece mais nos cães mais velhos. A Ginga já tinha 10 anos e esta é a média de idade para estes cães, mas...como poderão vêr pela informação que vos enviei, também pode acontecer mais cedo.

Sem comentários: