terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Ao desafio

A minha GI desafiou-me a vir aqui partilhar convosco os livros da minha infância. E cá estou eu...
Começo já por dizer que, não é plágio do post dela tudo o que aqui possa ser escrito e que seja comum ao que a GI escreveu.
O que é comum às duas é porque vivemos em conjunto, lemos em conjunto, comentavamos em conjunto, na casa dela ou na minha. Principalmente na dela, que era onde estava sediada a Biblioteca lá do sítio.
Portanto, começo com os livros da Anita que, conforme referi no meu comentário ao post da GI, não foi só ela que leu todos. Eu tive o grande privilégio de "morar na casa da GI"...que era pegadinha à minha...eu tive o privilégio de me sentar no parapeito da janela do meu quarto, que era colado com o da GI, e ela no dela, a conversarmos sobre o que estávamos a lêr ou o que tinhamos lido. Sentávamo-nos ali, como se estivessemos numa sala. Devo dizer que no meu caso era perigoso, já que os quartos eram no andar de cima da casa, eu não tinha qualquer protecção, ela tinha uma grade de ferro forjado branco à qual se encostava. Mas foram momentos deliciosos e inesquecíveis...
Principalmente nas férias grandes...os nossos dias eram passados a lêr.
O meu primeiro livro da Anita, foi precisamente Anita no Jardim, alguém me ofereceu de presente de aniversário. Não lembro se tive mais algum, mas o resto da colecção, foi lida em conjunto nas escadas de acesso ao primeiro andar de casa da GI.
Também li e tinha, porque me ofereceram, as 365 Histórias de Encantar.
Ao contrário da GI, os meus livros eram-me oferecidos por terceiros, em minha casa não havia propriamente o culto da leitura e a preocupação que existia por parte dos pais dela. Se bem que, quando eu queria, eu pedia ao meu tio e ele comprava. Mas a inciativa partia principalmente de mim.
Claro que, li Enid Blyton, a inesquecível colecção dos Cinco, a dos Sete, As Gémeas no Colégio, até porque, também estava interna num Colégio, os Desastres de Sofia.
Porque eu era muito Maria rapaz, a minha personagem de eleição nos Cinco era, obviamente, a Zé, nas Gémeas...todas quanto armassem confusão e depois a Sofia...e para quem me conhecesse desde pequenina, saberá bem porquê.
A colecção das 15 Aventuras, li-a de fio a pavio.
Havia uma particularidade em mim...eu gostava muito dos desenhos que ilustravam os livros...eu ficava encantada com a perfeição dos bonecos e suas expressões. Desenhei muitos. Abria o livro e, num papel ao lado, desenhava tal e qual o que estava no livro...em tamanho menor...ou maior...ADORAVA...
Marcaram-me muito todas as Histórias do Antigo Testamento que li numa edição ilustradíssima, para crianças, salvo erro da VERBO.
Em mim havia a particularidade de tudo o que era antigo me encantar...Antiguidade pré-clássica e clássica encantava-me.
Escusado será dizer que "devorei" os livros do Astérix, Alix, Princípe Valente.
Porque adorava Banda Desenhada, porque era maria rapaz, porque já naquela altura RIR era a minha profissão, li Michel Vaillant, Tintin, Spirou, Lucky Luck e o seu inseparável Jolly Jumper, Patinhas, Pato Donald, Mickey, Riquinho (o pobre menino rico), Gasparzinho o fantasminha camarada, Tom e Jerry, Super Homem, Batman, Homem Aranha, Mónica, Cebolinha, etc...etc...etc...LIA TUDO.
Em relação a estes últimos havia um senão, a minha tia não gostava que eu lesse porque eram escritos em português brasileiro e depois eu iria escrever com erros. Coisa que, felizmente eu já tinha capacidade para analisar e eu própria, detectava os erros e as diferenças.
Não tive o privilégio de começar a lêr aos quatro anos como a minha GI, mas tive o privilégio de, um dia, com 5 anos de idade, começar a lêr o jornal em voz alta para os meus tios.
Porque era maria rapaz, porque adorava cavalos, porque adorava História...tudo o que era Índios...marchava...havia uma colecção SIOUX, que eu adorava...As Aventuras de Rin Tin Tin...o que eu adorava...eu li Rin Tin Tin, sem sonhar que havia filmes sobre ele...na minha terra nem havia televisão...isso é que eu gostava daquele cão e do puto...
Li Oliver Twist, David Copperfield, Robinson Crusoe e o seu sexta-feira, A Tulipa Negra, Mulherzinhas.
Li a série da Brigitte, porque a GI tinha e fez o favor de me apresentar a mocita...que, diga-se de passagem, tive muito gosto em conhecer...
E li um livro, não foi um, foram dois...que, tirando a GI e eu, não conheço quem mais tenha lido...bem antes de vêr o filme que, correu em Luanda quando eu tinha 12 anos, li Música no Coração...li o Vol. I, que conta a história que todos nós conhecemos e li o Vol. II que conta a história da família Von Trapp após a sua fuga.
A história de como eu li estes dois livros...fica para outras núpcias...

6 comentários:

Gi disse...

Correcção aos 5: Não era João, pá,era Zé (Maria José).
Em contrapartida: os livros de "quadradinhos" eram lidos na casa da Teddy Lover, que os meus pais não compravam e não gostavam que nós lêssemos (eu e o meu irmão).

TeddyLover disse...

Oh! Pá, pois era. Já corrigi. A coisa não me estava a soar muito bem, não...quanto ao resto, pois claro...vocês estavam comigo, estavam com Deus...eheheh...eu só vos desencaminhava.

Filoxera disse...

Olá. Vim conhecer os restantes nomeados pela Gi. Aqui, constatei que alguns livros coincidiram com os que li.
Até breve!

Ervi Mendel disse...

Olá :)

Esta também é uma lista que me é bastante familiar. Poderia ser a da minha irmã!

Paulo Cunha Porto disse...

Querida TeddyLover, vejo que além das coincidências das leituras precoces, somos ambos juristas de formação (eu tornei-me um renegado, enveredei depois pela Literatura) e viemos de Luanda.
Gostei muito de conhecer o Blogue e voltarei com todo o gosto.
Beijinho

TeddyLover disse...

Filoxera, volta sempre. Já fui espreitar o teu.

Ervi, volta sempre. É verdade, ao fim e ao cabo, em todos os posts encontrei coisas em comum.

Paulo, Ilustre Colega e patrício, volta sempre. Bjnho