sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Deambulando e divagando...

Deambulava eu pelo blog do afectado , entrei na rubrica “desafio”…alguns foram que aceitaram…falaram de si, do que sentem com o antes o durante e o depois, sendo que se referiam a relações afectivas involuntariamente terminadas…passadas…mesmo que, a iniciativa de as terminar tenha partido de nós próprios…
Li sobre o “luto”, (entenda-se…nas relações e não o luto, este sim, sem ser entre aspas, pela perda de um ente querido que nos deixa uma saudade eterna e que, também pode manifestar-se de diversas formas, exteriores, interiores ou ambas) tema este abordado pela Allie, onde li sobre relações, li sobre ser feliz ou infeliz nesta ou naquela idade…
Enquanto lia eu, pensava e não pensava…porque eu ultimamente não penso…não me apetece pensar…apetece-me ir vivendo e, conforme o que for vivendo, assim será o que vou sentindo…e, o que vou pensando...
O “luto”, ao fim e ao cabo, não é mais, digo eu, do que isto mesmo…a forma como passamos a viver após uma experiência que não foi boa…ou que foi boa e acabou…ou que, teve as suas coisas boas e as suas coisas más…
O “luto” é a nossa forma de reagir a uma experiência passada e que deixa marcas de nostalgia…frustração…raiva…dor…sentimentos estes que se misturam com alguma alegria e momentos de felicidade…
Mas não é nada que se impõe…que tenha de ser…
Deambulava eu, um destes dias, pelo blog da mjf , onde se versava sobre a experiência…sobre os erros que se cometem ou não…após a experiência…ou que já não se cometem mais…ou que, mesmo já tendo passado por elas…vamos nós e damos com os burros na areia novamente…
No meu comentário a esse post, acrescentei que, a experiência também permite que o grau de importância em relação a determinadas coisas…diminua.
Ou seja, “luto” e “experiência”…andam de mãos dadas…com ou sem luto e com ou sem experiência…se tiver de ser…aí vamos nós dar com os burros na areia…
Ao desafio lançado pelo…afectado aderiu também a M. que escreveu sobre curtir a dor…e que “seja em que idade for, não há nada mais desagradável que ouvir os mais velhos diminuírem os nossos sentimentos…”
De facto, não é agradável…mas tb só o fazem, os mais velhos que gostam de nós…presumo ser mais velha pois, presentemente, entendo perfeitamente o que os mais velhos me queriam transmitir quando “diminuíam” os meus sentimentos…
E lá vou eu juntar tudo…”luto”…”experiência”…”curtir a dor”…sermos mais novos ou mais velhos…
O resultado é que, tendo em linha de conta a nossa idade, assim as nossas experiências de vida serão mais ou menos, o que fará com que a gente sofra mais ou menos perante determinadas circunstâncias e se sinta mais ou menos feliz perante outras…quanto ao “luto”…esse, também existirá de acordo com o momento em que “enlutarmos”…assim sendo, será mais ou menos intenso…mais ou menos duradouro…
E, mesmo assim…há que ter em linha de conta que, ninguém tem experiências iguais a seja quem for e que, por muito semelhantes que possam ser com as de alguém…cada um reage a elas de forma diferente. E, consequentemente…interioriza-as de forma diferente…
Cada experiência é única, mesmo qd são as nossas…quanto mais sendo dos outros.
Há quem seja obrigado a crescer cedo…há quem cresça sem grandes sobressaltos ao longo da sua vida…há quem nunca cresça…
Conheço eternos(as) ingénuos(as)…fico parva!!!...Mas são mesmo…pelo menos naquela questão…noutras se calhar são bem mais vividos que eu e aí, a ingénua sou eu…e quem fica parvo são os outros…

3 comentários:

Gi disse...

Este é o 2º texto de "fundo" que vejo aqui, de tua autoria. Não são divagações, são mesmo reflexões;
Gostei. :D

TeddyLover disse...

É o resultado de dois dias seguidos de call center, a ter de ser jurista e psicóloga ao mesmo tempo...mais uns call centerzinhos e, estou no ponto...rsss
Bjs e bom fim de semana

fj disse...

Gi...a tua amiguinha pessoal (nossa amiguinha virtual) está em constante evolução blogosférica...

...posso mesmo acrescentar, amigas verdadeiras de posts opostos*.

:))


*uns S outros XXXL e quem diria que são os "S" que me dificultam mais na sua analise, (digo) apetencia para comentar.